Samuka_Adm Admin
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| Assunto: Menu Por Teclado [Game Maker] Sáb Jun 23, 2012 4:55 pm | |
| Nome: Menu por teclado Descrição: Neste tutorial irei ensinar a fazer um Menu controlado pelo teclado. Menus nesse estilo são comuns em jogos ao estilo Mario. Nível de dificuldade: iniciante Requerimentos: GM PRO/LITEDesenvolvimento: 1º= Crie um objeto e chame de obj_menu. No Create coloque: - Código:
-
selecao=1 opcoes=3 2º= Aqui definimos duas variáveis, selecao e opcoes. Então sempre que o Menu for criado a selecao será igual a 1 e as opcoes igual 3. No Step coloque: - Código:
-
if keyboard_check_pressed(vk_up) { selecao-=1 } if keyboard_check_pressed(vk_down) { selecao+=1 }
if keyboard_check_pressed(vk_enter) { if selecao=1 {room_goto_next()} if selecao=2 {game_load(get_string("Continuar jogo:",""))} if selecao=3 {game_end()} }
if selecao>opcoes selecao=1 if selecao<1 selecao=opcoes 3º= Quando a tecla para cima for pressionada a selecao diminuirá em 1 e quando a tecla para baixo for pressionado a selecao aumentará em 1. Quando a tecla Enter for pressionada ocorrerá a ação correspondente ao número de selecao. O último código faz se a selecao for igual a 1 e a tecla cima for pressionada a selecao será 3, e se a selecao for igual a 3 e a tecla baixo for pressionada a selecao será igual a 1. Coloque no Draw: - Código:
-
draw_set_halign(fa_center)
draw_set_font(FONTE)
draw_text(x,y,"Novo jogo") draw_text(x,y+48,"Continuar jogo") draw_text(x,y+96,"Sair")
draw_set_color(c_black)
if selecao=1 {draw_text(x,y,"<< >>")} if selecao=2 {draw_text(x,y+48,"<< >>")} if selecao=3 {draw_text(x,y+96,"<< >>")} 4º= 1° centraliza o texto. 2° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto. 3° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto. 4° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto. 5° deixa o texto com a cor preta. 6/7/8° desenha o texto correspondente a selecao. Agora coloque o objeto na room e veja o resultado. Menu com sprites:Se você quiser trocar as setas por sprites: Coloque no Draw: - Código:
-
draw_set_font(FONTE)
draw_text(x,y,"Novo jogo") draw_text(x,y+48,"Continuar jogo") draw_text(x,y+96,"Sair")
draw_set_color(c_black)
if selecao=1 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y)} if selecao=2 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+48)} if selecao=3 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+96)} 5º= 1° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto. 2° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto. 3° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto. 4° deixa o texto com a cor preta. 5/6/7° desenha a sprite na posição correspondente da selecao. Agora coloque o objeto na room e veja o resultado. Créditos Super Games - Por criar Samuka_maker - Por postar | |
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Sr.Minecraft k Novato
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| Assunto: Re: Menu Por Teclado [Game Maker] Dom Jul 01, 2012 10:16 pm | |
| muuitoo bom cara *----* eu precisava disso ai akie | |
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Samuka_Adm Admin
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| Assunto: Re: Menu Por Teclado [Game Maker] Qua Jul 04, 2012 5:48 pm | |
| HSUAHSUA nda não caara, se quizer ajuda tamo akie LooL O.o | |
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Brunito Novato
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| Assunto: Re: Menu Por Teclado [Game Maker] Sex Ago 17, 2012 3:07 pm | |
| *-* mtop bom tuto manolo *-* eu tava procurando isso também | |
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| Assunto: Re: Menu Por Teclado [Game Maker] | |
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