Samuka_Adm Admin
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| Assunto: [RGSS] Comandos de RGSS! Sex Jun 22, 2012 5:31 pm | |
| Comandos de RGSS Neste tópico irei mostrar alguns comandos importantes usados em RGSS (Ruby Game Scripting System].
- Chamar Scene
- Código:
-
$scene = Scene_X.new
Usando esse comando você chama uma scene, substitua o X pelo nome da Scene a ser chamada.
- Sair do Jogo
- Código:
-
$scene = nil
Neste comando é definido definido o valor nil (nulo) a variavel $scene, fazendo com que o jogo seja encerrado.
- Colocar mapa como fundo de scene
- Código:
-
@spriteset = Spriteset_Map.new
Este comando é usado para fazer com que o fundo de uma scene, ao invés de ser preto, mostre o mapa do jogo.
- Chamar Janela
- Código:
-
@playtime_window = Window_PlayTime.new
No código acima estou chamando a janela de tempo do jogo, no lugar de "Window_PlayTime" coloque o nome da Window(janela) que você quer chamar.
- Código:
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@playtime_window.x = 0
Depois de chamar a janela, podemos mudar a posição x (horizontal) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor zero.
- Código:
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@playtime_window.y = 224
Podemos mudar tambem a posição y (vertical) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor 224.
- Código:
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@playtime_window.opacity = 0
Usando esse comando podemos mudar a opacidade (transparencia) da janela, se for colocado o valor 0, a janela vai ficar transparente, mostrando somente o conteúdo dela.
- Teleporte
- Código:
-
$game_map.setup(00X)
Teleporta o player para um mapa, troque X pela id do mapa desejado.
- Código:
-
$game_player.moveto(X,Y)
X é a posição horizontal do player no mapa que será teleportado Y é a posição vertical do player no mapa que será teleportado
- Clima
- Código:
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$game_screen.weather(X, Y, Z)
Este comando chama a opção de clima, em X coloque o tipo de clima ( vai de 0 até 3, onde 0 é nada, 1 é chuva, 2 é tempestade, e 3 é neve) , em Y coloque a força do efeito de clima, vai de 1 até 9, e em Z coloque a duração do efeito.
- Tremor
- Código:
-
$game_screen.start_shake(X, Y, Z)
Este comando faz acontecer um tremor na tela, em X coloque a força do tremor ( vai de 1 até 9 ), em Y coloque a velocidade do tremor ( tambem vai de 1 até 9 ), e em Z coloque a duração do tremor.
- Usar/Manipular Switch
- Código:
-
$game_switches[X]
Este comando faz a leitura da switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.
- Código:
-
$game_switches[X]=true
Este comando ativa a switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.
- Código:
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$game_switches[X]=false
Faz o mesmo que o comando acima, mas ao invés de ativar a switch ele desativa.
Usando esses comandos é possivel fazer condições de ativação de switch no script:
- Código:
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if $game_switches[1]==true @ativar = true end
No exemplo acima, estou atribuindo o valor "true" para a variavel "ativar" se a switch de id 1 for ativada.
- Usar/Manipular Variáveis
- Código:
-
$game_variables[X]
Semelhante ao comando de switch mostrado anteriormente, esse comando faz a leitura do valor de uma variavel, substitua o X pelo id da variavel desejada.
- Código:
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$game_variables[X]= 1
Atribui um valor para a variavel X, coloque um número depois do sinal de igual, como exemplo coloquei o número um, esse será o valor da variavel.
- Código:
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$game_variables[X]+= 5
Este comando pega o valor da variavel o soma com o que está depois do sinal de igual. Por exemplo: usei o número 5 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 2, depois de usar esse comando o valor da variavel passaria a ser de 7 (2+5 = 7)
- Código:
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$game_variables[X]-= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de adicionar algo ao valor da variavel, este comando tira. Por exemlpo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 3 (5-2 = 3)
- Código:
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$game_variables[X]*= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a subtração de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a multiplicação. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 10 (5*2 = 10)
- Código:
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$game_variables[X]/= 2 Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a multiplicação de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a divisão. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 10, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 5 (10/2 = 5)
Créditos:
TaijovuNeji
Última edição por Samuka_Adm em Ter Jul 03, 2012 5:49 pm, editado 1 vez(es) | |
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MR Gohan Novato
Mensagens : 4 Pontos : 4 Reputação : 0 Data de inscrição : 01/07/2012
| Assunto: Re: [RGSS] Comandos de RGSS! Dom Jul 01, 2012 11:27 pm | |
| Ajudará muito os iniciantes hehe, eu não sabia de nenhum comando pois não mecho com scripts | |
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Samuka_Adm Admin
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| Assunto: Re: [RGSS] Comandos de RGSS! Dom Jul 01, 2012 11:58 pm | |
| Isso é bom para os iniciantes estudarem hehe xD *-* | |
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raycosta Novato
Mensagens : 6 Pontos : 10 Reputação : 0 Data de inscrição : 22/07/2012
| Assunto: Re: [RGSS] Comandos de RGSS! Seg Jul 23, 2012 3:53 pm | |
| Hem tem como fazer tipo, quando o char evoluir aumentar o valor de 1 variavel X? | |
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| Assunto: Re: [RGSS] Comandos de RGSS! | |
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