Samuka_Adm Admin
Medalhas :
Mensagens : 150 Pontos : 319 Reputação : 44 Data de inscrição : 15/06/2012
| Assunto: Criando hud bem simples Dom Jun 17, 2012 1:14 pm | |
| OBS: esse tuto foi feito por marlos gama Bom irei compartilhar os meus conhecimentos de criação de hud com vocês 1.Pegue esse código: - Código:
-
X = 0 Y = 0 Largura = 300 Altura = 300
class Hud < Window_Base def initialize super(0,0,300,300) self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32) @ator = 0 refresh end
def refresh self.contents.clear actor = $game_party.actors[ator] #Conteúdo:
#Fim if $scene.is_a?(Scene_Menu) self.contents.clear end if $scene.is_a?(Scene_Battle) self.contents.clear self.visible = false end end end #Adiciona a janela a o mapa. class Scene_Map alias hud_main main def main @Hud = Hud.new hud_main @Hud.dispose end alias hud_update update def update hud_update @Hud.update @Hud.refresh end end 2.Voce está vendo que tem uma linha do script escrito o seguinte: - Código:
-
$game_party.actors[ator] Troque actor pelo id do herói que está na party cujo os status serão igual ao dele. Por exemplo se eu colocar: - Código:
-
$game_party.actors[0] Irá monstrar os status do ator 1 que está na party. Eu recomendo colocar 0! 3.Voce está vendo uma linha cujo está escrito: - Código:
-
#Conteúdo: e outra cujo está escrito: - Código:
-
#Fim Embaixo de - Código:
-
#Conteúdo e em cima de - Código:
-
#Fim nós vamos adicionar os comandos. Os comandos que voce pode colocar são os seguintes: Desenhar Gráfico: - Código:
-
draw_actor_graphic(actor, x, y) Desenhar Nome: - Código:
-
draw_actor_class(actor, x, y) Desenhar Nível: - Código:
-
draw_actor_level(actor, x, y) Desenhar Status: - Código:
-
draw_actor_state(actor, x, y, width = 120) Desenhar EXP: - Código:
-
draw_actor_exp(actor, x, y) Desenhar HP: - Código:
-
draw_actor_hp(actor, x, y, width = 144) Desenhar MP: - Código:
-
draw_actor_sp(actor, x, y, width = 144) 4.No início do script você viu que está escríto: - Código:
-
X = 0 Y = 0 Largura = 300 Altura = 300 Isso eu fiz para ficar mais fácil de configurar a janela. - Código:
-
X = posição na horizontal(Quanto maior o número mais a janela ficará para a direita) Código: - Código:
-
Y = posição na vertical(Quanto maior o número mais a janela ficará para baixo) - Código:
-
Largura = largura da janela. - Código:
-
Altura = altura da janela. 5.Voce pode colocar os comandos entre o conteudo e fim traduzindo os comandos: - Código:
-
draw_actor_hp(actor, 0, 0, width = 144) No lugar de 0 coloque a posição da janela na horizontal. No lugar do segundo 0 coloque a posição da janela na vertical. No lugar de width = 144, troque o 144 pela largura do texto do HP.(eu recomendo deixar 144 mesmo!) 6.Um exemplo de uma hud que eu fiz: - Código:
-
X = 0 Y = 0 Largura = 200 Altura = 120 class Hud < Window_Base def initialize super(X,Y,Largura,Altura) self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32) @ator = 0 refresh end
def refresh self.contents.clear actor = $game_party.actors[0] #Conteúdo: draw_actor_graphic(actor, 130, 48) draw_actor_hp(actor, 0, 20, width = 144) draw_actor_sp(actor, 0, 40, width = 144) draw_actor_exp(actor, 0, 60) #Fim if $scene.is_a?(Scene_Menu) self.contents.clear end if $scene.is_a?(Scene_Battle) self.contents.clear self.visible = false end end end #Adiciona a janela a o mapa. class Scene_Map alias hud_main main def main @Hud = Hud.new hud_main @Hud.dispose end alias hud_update update def update hud_update @Hud.update @Hud.refresh end end 7.Criando hp com imagem Coloque a imagem do hp na pasta pictures, o qual será o chamada de“HPBAR” No lugar de "draw_actor_hp(actor, x, y, width = 144)" coloque: - Código:
-
hpbar = RPG::Cache.picture("HPBAR") hpbarwidth = hpbar.width * actor.hp / actor.maxhp hpbarheight = hpbar.height hpbar_rect = Rect.new(0,0,hpbarwidth,hpbarheight) self.contents.draw_text(0,0,30,30, "HP:", 0) self.contents.blt(30,10,hpbar,hpbar_rect) se quiser mudar para hp para sp, é so substituir nessa linha: - Código:
-
hpbarwidth = hpbar.width * actor.hp / actor.maxhp para - Código:
-
hpbarwidth = hpbar.width * actor.sp / actor.maxsp CréditosMarlos Gama, Grande Marlos (:
Última edição por Samuka_Adm em Dom Jun 24, 2012 2:46 pm, editado 1 vez(es) | |
|
Zeref Moderador
Mensagens : 49 Pontos : 112 Reputação : 7 Data de inscrição : 18/06/2012 Idade : 36 Localização : Rua Bolo Doce
| Assunto: Re: Criando hud bem simples Seg Jun 18, 2012 5:33 pm | |
| Bom cara muito bom | |
|
Samuka_Adm Admin
Medalhas :
Mensagens : 150 Pontos : 319 Reputação : 44 Data de inscrição : 15/06/2012
| Assunto: Re: Criando hud bem simples Seg Jun 18, 2012 6:14 pm | |
| | |
|
willhan_kst Moderador
Mensagens : 29 Pontos : 35 Reputação : 0 Data de inscrição : 15/06/2012
| Assunto: Re: Criando hud bem simples Seg Jun 25, 2012 2:24 pm | |
| Mesmo não sendo um trabalho seu, me ajudou muito já q eu não sabia criar HUD vlw por disponibilizar | |
|
Samuka_Adm Admin
Medalhas :
Mensagens : 150 Pontos : 319 Reputação : 44 Data de inscrição : 15/06/2012
| Assunto: Re: Criando hud bem simples Seg Jun 25, 2012 2:29 pm | |
| dnv hsuhahsuah | |
|
willhan_kst Moderador
Mensagens : 29 Pontos : 35 Reputação : 0 Data de inscrição : 15/06/2012
| Assunto: Re: Criando hud bem simples Dom Jul 01, 2012 9:17 pm | |
| Aaew Manlo akele HP Com Imagem q tá no Tópico Não tá dando certo não :s@Edit: já arrumei ! | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Criando hud bem simples | |
| |
|