Life Rpg Maker
Registre-se em nossa comunidade e saiba Mais do mundo maker(:



 
InícioInício  chat  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Criando hud bem simples

Ir em baixo 
AutorMensagem
Samuka_Adm
Admin
Admin
avatar

Medalhas :
Mensagens : 150
Pontos : 319
Reputação : 44
Data de inscrição : 15/06/2012

MensagemAssunto: Criando hud bem simples   Dom Jun 17, 2012 1:14 pm

OBS: esse tuto foi feito por marlos gama

Bom irei compartilhar os meus conhecimentos de criação de hud com vocês
1.Pegue esse código:

Código:
X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 300

class Hud < Window_Base
  def initialize
      super(0,0,300,300)
      self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
      @ator = 0
      refresh
    end

  def refresh
    self.contents.clear
    actor = $game_party.actors[ator]
#Conteúdo:       

#Fim 
   
    if $scene.is_a?(Scene_Menu)
      self.contents.clear
    end
    if $scene.is_a?(Scene_Battle)
      self.contents.clear
      self.visible = false
    end
  end
end
#Adiciona a janela a o mapa.
class Scene_Map
  alias hud_main main
  def main
    @Hud = Hud.new
    hud_main
    @Hud.dispose
  end
  alias hud_update update
  def update
    hud_update
    @Hud.update
    @Hud.refresh
  end
end
2.Voce está vendo que tem uma linha do script escrito o seguinte:
Código:
$game_party.actors[ator]
Troque actor pelo id do herói que está na party cujo os status serão
igual ao dele.
Por exemplo se eu colocar:

Código:
$game_party.actors[0]
Irá monstrar os status do ator 1 que está na party.
Eu recomendo colocar 0!
3.Voce está vendo uma linha cujo está escrito:
Código:
#Conteúdo:
e outra cujo está escrito:
Código:
#Fim
Embaixo de
Código:
#Conteúdo
e em cima de
Código:
#Fim
nós vamos adicionar os comandos. Os comandos que voce pode colocar são os seguintes:

Desenhar Gráfico:
Código:
draw_actor_graphic(actor, x, y)

Desenhar Nome:
Código:
draw_actor_class(actor, x, y)

Desenhar Nível:
Código:
draw_actor_level(actor, x, y)

Desenhar Status:
Código:
draw_actor_state(actor, x, y, width = 120)

Desenhar EXP:
Código:
draw_actor_exp(actor, x, y)

Desenhar HP:
Código:
draw_actor_hp(actor, x, y, width = 144)

Desenhar MP:
Código:
draw_actor_sp(actor, x, y, width = 144)

4.No início do script você viu que está escríto:
Código:
X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 300

Isso eu fiz para ficar mais fácil de configurar a janela.
Código:
X =

posição na horizontal(Quanto maior o número mais a janela
ficará para a direita)
Código:
Código:
Y =

posição na vertical(Quanto maior o número mais a janela
ficará para baixo)

Código:
Largura =

largura da janela.
Código:
Altura =

altura da janela.

5.Voce pode colocar os comandos entre o conteudo e fim
traduzindo os comandos:
Código:
draw_actor_hp(actor, 0, 0, width = 144)

No lugar de 0 coloque a posição da janela na horizontal.
No lugar do segundo 0 coloque a posição da janela na vertical.
No lugar de width = 144, troque o 144 pela largura do texto do HP.(eu recomendo deixar 144 mesmo!)

6.Um exemplo de uma hud que eu fiz:
Código:
X = 0
Y = 0
Largura = 200
Altura = 120
class Hud < Window_Base
  def initialize
      super(X,Y,Largura,Altura)
      self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
      @ator = 0
      refresh
    end

  def refresh
    self.contents.clear
    actor = $game_party.actors[0]
#Conteúdo:       
draw_actor_graphic(actor, 130, 48)
draw_actor_hp(actor, 0, 20, width = 144)
draw_actor_sp(actor, 0, 40, width = 144)
draw_actor_exp(actor, 0, 60)
#Fim 
    if $scene.is_a?(Scene_Menu)
      self.contents.clear
    end
    if $scene.is_a?(Scene_Battle)
      self.contents.clear
      self.visible = false
    end
  end
end
#Adiciona a janela a o mapa.
class Scene_Map
  alias hud_main main
  def main
    @Hud = Hud.new
    hud_main
    @Hud.dispose
  end
  alias hud_update update
  def update
    hud_update
    @Hud.update
    @Hud.refresh
  end
end


7.Criando hp com imagem
Coloque a imagem do hp na pasta pictures, o qual será o chamada de“HPBAR”
No lugar de "draw_actor_hp(actor, x, y, width = 144)" coloque:
Código:
hpbar = RPG::Cache.picture("HPBAR")
hpbarwidth = hpbar.width * actor.hp / actor.maxhp
hpbarheight = hpbar.height
hpbar_rect = Rect.new(0,0,hpbarwidth,hpbarheight)
self.contents.draw_text(0,0,30,30, "HP:", 0)
self.contents.blt(30,10,hpbar,hpbar_rect)

se quiser mudar para hp para sp, é so substituir nessa linha:
Código:
hpbarwidth = hpbar.width * actor.hp / actor.maxhp

para

Código:
hpbarwidth = hpbar.width * actor.sp / actor.maxsp
Créditos
Marlos Gama, Grande Marlos (:


Última edição por Samuka_Adm em Dom Jun 24, 2012 2:46 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://liferpgmaker.forumeiros.com
Zeref
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 49
Pontos : 112
Reputação : 7
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 31
Localização : Rua Bolo Doce

MensagemAssunto: Re: Criando hud bem simples   Seg Jun 18, 2012 5:33 pm

Bom cara muito bom Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samuka_Adm
Admin
Admin
avatar

Medalhas :
Mensagens : 150
Pontos : 319
Reputação : 44
Data de inscrição : 15/06/2012

MensagemAssunto: Re: Criando hud bem simples   Seg Jun 18, 2012 6:14 pm

Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://liferpgmaker.forumeiros.com
willhan_kst
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 29
Pontos : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/06/2012

MensagemAssunto: Re: Criando hud bem simples   Seg Jun 25, 2012 2:24 pm

Mesmo não sendo um trabalho seu, me ajudou muito já q eu não sabia criar HUD vlw por disponibilizar Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samuka_Adm
Admin
Admin
avatar

Medalhas :
Mensagens : 150
Pontos : 319
Reputação : 44
Data de inscrição : 15/06/2012

MensagemAssunto: Re: Criando hud bem simples   Seg Jun 25, 2012 2:29 pm

Very Happy dnv hsuhahsuah
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://liferpgmaker.forumeiros.com
willhan_kst
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 29
Pontos : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/06/2012

MensagemAssunto: Re: Criando hud bem simples   Dom Jul 01, 2012 9:17 pm

Aaew Manlo akele HP Com Imagem q tá no Tópico Não tá dando certo não :s
@Edit: já arrumei !
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Criando hud bem simples   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Criando hud bem simples
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
» equalizer simples
» [Photoshop] Criando uma Explosão de luz
» [DonTuto O' Rastreador]criando rastro
» Simples sistema de menu 1.0

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Life Rpg Maker :: Guias e Tutoriais-
Ir para: